Avaliação de Imóveis
Gostaria de Avaliar seu Imóvel? Clique aqui!
O que é uma Avaliação de Imóveis?
A avaliação de imóveis é um serviço TÉCNICO e PROFISSIONAL que tem como finalidade estimar o valor de um IMÓVEL de propriedade da pessoa interessada, com a utilização de diversos fatores técnicos, que permitem uma estimativa coerente, assertiva e eficiente, dentro do mercado de imóveis na região em questão.
ADOLIR DETTMER, credenciado no Creci sob nº 11004f/SC, CNAI 35429, é um profissional do ramo de imóveis há mais de uma década, com conhecimento e longa experiência. O cliente tem a garantia que receberá uma real estimativa do valor de imóvel, sem se preocupar, por exemplo, de estar superestimado uma determinada propriedade, perdendo tempo e dinheiro.
É importante investir em uma Avaliação de Imóveis?
Investir em uma avaliação de imóveis é de suma importância para pessoas não tem ideia de valor do seu imóvel e desejam que o trabalho seja realizado por profissionais especializados e habilitados, que possam fazer a avaliação de imóveis de forma justa, satisfatória e imparcial.
Através da avaliação do seu imóvel é possível, por exemplo, garantir às partes: VENDEDOR x COMPRADOR ou LOCADOR x LOCATÁRIO, que estão negociando um determinado imóvel, tenham a garantia da segurança e confiabilidade. Por se tratar de um profissional, este deverá aplicar todos os seus conhecimentos e realizar as demais pesquisas na legislação municipal, estadual e trabalhar em completa isenção, para evitar qualquer tipo de interferência.
Dessa forma, os clientes podem confiar no profissional, que faz avaliação de imóvel de forma eficiente, transparente e compromissado com a verdade, que o cliente deseja.
Resolva o impasse de valor, com a Avaliação de imóveis:
Existem inúmeras situações que se faz necessário saber o valor de um imóvel. Em operações comerciais entre os interessados VENDEDOR x COMPRADOR e LOCADOR x LOCATÁRIO, que necessitam ter a noção exata do valor de mercado do imóvel para que se tenha uma operação justa e perfeita.
Existem outros casos que a avaliação mercadológica do imóvel se faz ainda mais urgente, como no caso de processos judiciais. Divórcios em que o casal não concorda no valor de um bem, partilha de herança na qual irmãos discordam do valor, casos de desapropriações de terra que valores indenizatórios não correspondem ao valor de mercado, cálculos de tributos sobre valores imobiliários indevidos e inúmeras ações e uma gama variada de litígios que necessitam de avaliação precisa sobre o valor do imóvel.
Exemplos de usos da Avaliação de Imóveis:
- Compra e venda de imóvel
- Locação e arrendamento
- Ações revisionais ou renovatórias do aluguel
- Aumento de capital
- Seguro imobiliário
- Desapropriações
- Indenizações
- Incorporação, fusão ou cisão de empresas
Ainda o uso da Avaliação Imobiliária para:
- Separação e Divórcio (Lei 11.441/07)
- Inventário
- Partilha de bens
- Desconstituição de excesso de penhora
- Estudo de Viabilidade Imobiliária
- Ações judicias e extrajudiciais
- Avaliação de Imóveis para Leilões
- Avaliações Para Financiamentos Habitacionais, Comerciais ou Rurais
Como é realizada a Avaliação de Imóveis?
A Avaliação de imóveis é responsável por determinar o valor de mercado de um imóvel de forma mais precisa possível. Para se ter a maior exatidão na avaliação do valor de mercado de um imóvel deve-se considerar as variáveis pertinentes e exclusivas a cada bem imóvel, que está sob avaliação. Podemos definir em rural, urbano, comercial, industrial, a localização, tamanho, qualidade e conservação, formato, relevo, solo, equipamentos e infraestrutura, outras propriedades que o cercam (vizinhos), reformas existentes, referência de valor por amostragem de unidades similares e por aí vai.
Existe um universo bem extenso de fatores que influenciam na aferição do valor imobiliário. Com tantas variáveis e conflitos existentes sobre o valor imobiliário de uma propriedade foram desenvolvidos vários estudos e métodos para que seja possível determinar o valor real de uma propriedade em determinada data.
O conjunto de métodos e técnicas utilizadas para a essa avaliação é normatizado pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas através das Normas Brasileira Regulamentadoras: (Link: https://www.abnt.org.br/)
a) NBR 14653-1 (Link: https://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=2575) para procedimentos gerais na avaliação de bens;
b) NBR 14653-2 (Link: http://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=086344 ) para avaliações de imóveis urbanos;
c) NBR 14653-3 (Link: https://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=1954) para avaliação de imóveis rurais;
d) NBR 14653-4 (Link: https://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=1954) para avaliação de empreendimentos.
Outros exemplos onde se pode utilizar um laudo de avaliação:
Diversos tipos de bens imóveis, seus frutos ou direitos, são passiveis de constatação do valor pecuniário por meio de instrumento avaliatório:
Avaliações de imóveis para fins financiamentos e garantias:
- Relativo a refinanciamento bancário para capital de giro, ou, capitalização, etc.;
- Dação em garantia;
- Dação em pagamento de dívidas municipais, estaduais e ou federais.
Avaliações de imóveis para fins tributários:
- Relativas a incidência de ITBI e IPTU;
- Alienação;
- Levantamento e Atualização Patrimonial;
- Avaliações Para Órgãos Públicos;
Exemplos de Avaliações Patrimoniais:
- Terrenos;
- Glebas;
- Pavilhões;
- Imóveis Comerciais como Lojas, Restaurantes, Salões de Beleza;
- Imóveis Industriais;
- Imóveis Urbanos Residenciais; Casas, Apartamentos, Lofts;
- Imóveis Rurais: Fazendas, Silos, Armazéns.